Behind the Lens

Pedro Faria

PHOTOGRAPHER
pict20191221_014432_0.jpg

 

"Para os Fotógrafos, o que passou, passou para sempre...Fotografar é segurar o fôlego quando todas as nossas faculdades conjugam-se diante de uma realidade fugida” 

 

 Henri Cartier-Bressom  

 

 

Bressom é um dos fotógrafos mais significativos do séc XX e caracteriza-se pela sua habilidade técnica e precisão em capturar o “ instante decisivo”.  

 

Posso afirmar então, que o que me despertou na fotografia foi não só o poder imortalizar memórias mas também a minha obsessão por querer registar, dentro do movimento, o instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio, criando uma imagem única.  

 

Aos poucos tomei consciência que o olhar do fotógrafo está em constante avaliação. Ufotógrafo pode fazer coincidir linhas movendo-se simplesmente alguns milímetros. Tal como outros artistas, um fotógrafo pode desenhar e criar.

 

Assim, decidido a explorar o mundo da fotografia, iniciei a minha Licenciatura em Fotografia (pela Universidade Lusófona de Lisboa), onde rapidamente aprendi que se pode fazer fotografia em vez de a “tirar”. 

Ainda durante o meu percurso académico colaborei com a fotógrafa Ana Luísa Silva.

Com esta, participei em enumeros projectos de moda e publicidade para variadas vertentes de MIDIA: televisão (SIC, Fama Show, etc), revistas (Caras,Flash, J, etc.) e jornais.

Tive também a oportunidade de expor os meus trabalhos, em espaços como a Cordoaria Nacional, Galeria Sopro, Museu da Cidade, entre outros.  

 

Após concluir Licenciatura, trabalhei por mais um ano em Lisboa com a mesma equipa.  

 

Em 2013 opto regressar à Madeira iniciando-me como freelancer. 

 

Surgiu então a oportunidade de colaborar com o Fotografo Henrique Seruca. Com este, tenho tido a oportunidade de participar em campanhas publicitárias para diversas empresas.

A nível individual, apostei na criação de uma marca própria, a PMAF. Com esta, tenho vindo a desenvolver trabalhos nas áreas de fotografia de arquitectura e publicidade, com clientes que vão desde particulares à hotelaria e empresas. Dentro do mesmo registo fotográfico em 2019 opto pela por criar a minha própria empresa, Narrativa Portatil - Photography.